Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Atravessando fronteiras da Europa, Berna, Suíça

  O Relógio astronômico(Zytglogge)
No último dia de viagem, saímos de Zurique com destino a Berna, capital federal da Suíça, Berna é menor do que Zurique e Genebra.Berna está rodeada pelo rio Aar,formando uma península, o rio que no passado protegia a cidade de invasão inimiga, atualmente é um cartão postal da cidade.A parte amuralhada da cidade fica na parte que não tem o rio.O centro histórico de Berna (Bern em alemão) é Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO)por conservar a sua arquitetura medieval.Caminhei bastante pelo centro histórico, de origem medieval,um lugar que preservou a sua história, uma cidade muito tranquila.Dá pra fazer tudo a pé exceto o Rosengarten (O jardim das rosas).


Brasil, Argentina e Peru

Berna remota do século 13, o centro histórico está intacto e original, já que a Suíça não participou das guerras mundiais. Cada Cantão (território), tem o seu próprio escudo, cada cantão identifica o seu escudo nas placas dos automóveis, em Berna o escudo é representado por um urso, 'o urso negro'(Bern significa urso).

Berna é conhecida como a Cidade das fontes,tem muitas fontes(100) com água potável para se abastecer e muitas pontes também.
o Relógio astronômico (Zytglogge) do século 16, marca a hora solar, as fases da lua, a órbita da terra, quando dá as horas os ursinhos aparecem.
De acordo com a guia, esse relógio inspirou Albert Einstein, o físico alemão, na Teoria da Relatividade.
Na mesma rua do relógio, Kramgasse 49, fica a casa de Albert Einstein, onde ele viveu por três anos, e lá também tem o museu Einstein (6 francos).


















Parada hidráulica - "pipi stop"

No caminho para a França
Paisagens e cenários diferentes
Antes da Reforma Protestante iniciada por Lutero, a catedral de Berna era católica mas depois da Reforma ela mudou o seu interior,dentro da igreja não tem ouro nem prata, o interior é muito sóbrio, mas o exterior foi conservado.
No último dia de viagem percorremos 720km, de Zurique – Berna – até Paris, onde tudo começou.
Uma viagem entre colinas quando saimos de Zurique, passamos também nas regiões dos queijos famosos como o 'emmental' que vem do vale do rio Emme e o 'gruyère', originário da cidade de Gruyères, Suíça,a medida que vamos chegando na fronteira com a França a paisagem vai mudando de cenário.
Atravessamos a fronteira de nove países da Europa, visitamos vinte lugares diferentes, pernoitamos em nove hotéis, percorremos 4.034 km em 15 dias, numa excursão terrestre pela 'Europamundo Vacations' para o meu perfil de viajante amei esta experiência e pretendo repetir, e se Deus quiser eu vou.





Uma das fontes e parte das arcadas de seis quilômetros de extensão
que formam a maior avenida comercial coberta da Europa.














Catedral de Berna (Berner Münster)  
     Münsterplatz - Bern, Suíça  






Uma pena, não visitei estes lugares:
Parque dos Ursos (Bärengraben )
O Parlamento suiço (Bundeshaus)
A casa de Einstein em Berna – Kramgasse 49
O jardim das rosas ( Rosengaren)  



Amei este país!
Finalizamos a  excursão em Paris, onde começamos, e no dia seguinte 
retornei ao Brasil.
Segundo a guia, 3 segredos para lidar com os franceses:
Bonjour
S'il vous plait 
Merci 
E sorria!
Auf Wiedersehen(Adeus em alemão)
A DEUS, toda minha gratidão!
Obrigada as minhas amigas da Argentina e do Peru, que ficamos juntas até o final da 
viagem e a nossa guia, Sonia, da Europamundo, uma pessoa maravilhosa.
Graças a Deus, até aqui o Senhor me ajudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário