Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2024

Desbravando as montanhas mais famosas da Itália: DOLOMITAS - Viagem em Grupo de 02 a 08 de outubro de 2023

Experiência única!

A beleza da natureza!

As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais na parte norte da Itália.
Dolomitas: Patrimônio Mundial da UNESCO

Conheci um dos lugares mais lindos da Itália, com paisagens incríveis, visitando belos lugares, lagos e montanhas, trilhas e vilarejos e apreciando a comida típica da região das Dolomitas e tudo isso na companhia de pessoas maravilhosas.

O ponto de encontro do grupo foi na cidade de Bolzano mas a base da nossa estadia foi na cidade de Dobbiaco, em um apartamento típico de montanha, todo nosso roteiro foi feito através de trens e ônibus local, que fazem parte de uma das melhores redes de transportes do país, com alta qualidade, excelentes horários e tudo isso atravessando paisagens incríveis pelo caminho.

Antes de falar sobre as Dolomitas, vou fazer uma pequena introdução dessa viagem para a Europa em 2023.

Antes de começar a falar sobre esse roteiro de viagem pela região das Dolomitas vou começar do princípio: saí do Brasil no dia 27 de setembro e retornei no dia 22 de outubro. Durante esse tempo, fiquei 10 dias na região das Dolomitas com base nas cidades de Bolzano e Dobbiaco. De 10 a 15 de outubro, fiz a excursão "Visão Portuguesa". De 18 a 20 de outubro, fui para Sintra de trem por conta própria. Os demais dias fiquei em Lisboa, também por conta própria, sem entrar em excursão. O meio de transporte utilizado foi avião e trem, e muita caminhada a pé, principalmente em Lisboa.

Vamos começar:

1º Dia - Saída de Bolzano e chegada em Dobbiaco (2 de outubro)


Depois que fizemos o check-in no hotel e deixamos as nossas malas, fomos em um local muito recomendado na cidade de Dobbiaco, para degustar o famoso strudel de maçã, doce típico da região de montanha acompanhado de um maravilhoso chocolate quente, logo após fizemos um giro pelo centrinho da cidade até chegarmos no supermercado, onde cada um comprou o que queria para levar para o apartamento para as refeições dos próximos dias na cidade. 

Dia 2 - Lago Di Braies e Villa Bassa (3 de outubro)





➡️Lago di Braies ou Pragser Wildsee em alemão,
O Lago di Braies é um lago alpino deslumbrante localizado na cordilheira das Dolomitas, no nordeste da Itália. É conhecido por suas águas cristalinas, que refletem as montanhas circundantes, e seu cenário pitoresco.
O lago é formado por um paredão de rocha que represa as águas do rio Braies. A cor verde azulada da água é resultado da reflexão da luz solar na rocha calcária.
O grupo passeou de barquinho pelo lago, depois de muitas fotos fizemos uma pequena trilha apreciando cada encanto do lugar.

➡️Villa Bassa

Villa Bassa, uma pequena vila de montanha, que nos oferece cenários lindos, fizemos uma caminhada nos arredores e depois voltamos para a nossa base em Dobbiaco.

Dia 3 - Manhã  Val Fiscalina Tarde Moso - Sesto - Dobbiaco (4 de outubro)

➡️ O famoso alpinista, diretor de cinema e ator Luis Trenker proclamou Val Fiscalina como “o vale mais bonito do mundo”.
➡️ Val Fiscalina (Fischleintal em alemão) é um vale lateral do Vale de Sesto, na província de Bolzano, na região do Trentino-Alto Ádige. O vale tem cerca de 4,5 km de comprimento e é cercado por montanhas imponentes, incluindo as Tre Cime di Lavaredo.
Um vale verdejante de exuberantes prados, picos majestosos e encantadoras cabanas nas montanhas.
➡️ San Candido, Moso e Sesto são três vilas pitorescas localizadas nas Dolomitas, no norte da Itália. Elas estão localizadas na fronteira entre a Itália e a Áustria, e são conhecidas por sua beleza natural, cultura rica e história fascinante.

Dia 4 - Lago Di Misurina e Tre Cime Di Lavaredo (5 de outubro)

➡️O Lago Misurina é um lago alpino localizado na região das Dolomitas, no norte da Itália. Está situado a uma altitude de 1.754 metros acima do nível do mar, perto da cidade de Auronzo di Cadore.

O lago tem uma forma oval e é cercado por montanhas rochosas, incluindo o Monte Sorapiss, o Monte Cristallo e o Monte Piz Popena. As águas do lago são de um azul-turquesa brilhante, o que o torna um destino turístico popular.

➡️Tre Cime Di Lavaredo - O cartão postal das Dolomitas.

"O Lavaredo é característico pelos seus três cumes (em italiano: Tre Cime di Lavaredo) e encontram-se nos Alpes, a 2 999 m de altitude, mais precisamente na cordilheira das Dolomitas, na fronteira entre o Véneto e no sul do Tirol italiano, na Itália, e consideradas como a maravilha natural mais notável nas Dolomitas." (Wikipédia)




Dia 5 - Funes, Bolzano - Santa Madalena - Chiesetta di San Giovanni in Ranui - Rifugio Geisleralm (6 de outubro)




➡️ A Chiesetta di San Giovanni in Ranui é uma pequena igreja católica romana localizada em uma colina na aldeia de Ranui, na Val di Funes, no Tirol do Sul, Itália. A igreja foi construída em 1744 e é um exemplo notável da arquitetura barroca.

A igreja é dedicada a São João Batista, um dos santos mais populares da Igreja Católica. A fachada da igreja é decorada com um portal barroco e um campanário. O interior da igreja é simples, mas elegante, com um altar-mor dedicado a São João Batista.
A Chiesetta di San Giovanni in Ranui é uma das atrações turísticas mais populares da Val di Funes. A igreja é cercada por uma paisagem deslumbrante das Dolomitas. A igreja é um lugar tranquilo e inspirador para visitar e oferece uma vista espetacular das montanhas.
Aqui estão alguns fatos interessantes sobre a Chiesetta di San Giovanni in Ranui:
A igreja foi construída em 1744 e foi dedicada a São João Batista.
A igreja é um exemplo notável da arquitetura barroca.
A fachada da igreja é decorada com um portal barroco e um campanário.
O interior da igreja é simples, mas elegante, com um altar-mor dedicado a São João Batista.
A igreja é uma das atrações turísticas mais populares da Val di Funes.

➡️Rifugio Geisleralm

Geisleralm, um lugar incrível
Fazer nada é uma excelente opção, pois a paisagem é incrível, só precisa sentar naquelas espreguiçadeiras e ficar simplesmente apreciando a paisagem, contemplando as montanhas acima do seus olhos.
Fazer caminhadas apreciar a comida local e incorporar dentro de si a atmosfera do lugar, simplesmente uma imersão na natureza.
O Rifugio Odle - Geisleralm é um refúgio alpino localizado no Parque Natural Puez-Odle, nas Dolomitas, Itália. Fica a uma altitude de 2.298 metros e oferece vistas deslumbrantes das montanhas circundantes, incluindo as Odles, um maciço montanhoso de picos pontiagudos e torres.
O refúgio foi construído em 1967 e é administrado por uma família local. Oferece acomodação básica para até 100 pessoas, além de um restaurante que serve pratos típicos da região.



Dia 6 - Cortina  D'Ampezzo (7 de outubro)

➡️Cortina d'Ampezzo, ou simplesmente Cortina, considerada por alguns como " a Rainha das Dolomitas" uma cidadezinha de pura beleza no meio dos Alpes italianos.
Cortina é uma das cidades mais famosas da região, muito conhecida por ficar na frente de um paredão incrível de rochas, e possuir uma das melhores pistas de esqui.

Dia 7 - Bolzano/ Bozen (8 de outubro)

Fiquei por conta própria 3 dias em Bolzano um dia na chegada, nesse hotel maravilhoso: Hotel Greif, Piazza Walther, 1, Bolzano BZ, Itália.
E fiquei dois dias num hotel distante do centro, foi horrível a experiência, se quiserem saber mais eu conto essa história em vídeos no meu canal no Youtube Elza Lins Fé e Viagens

Playlist Dolomitas Itália

Bolzano é conhecida como porta das Dolomitas. Uma das montanhas mais conhecidas, Il Catinaccio, emoldura o centro histórico da cidade.
"Como bem disse o escritor italiano Guido Piovene: Bolzano é opulenta, moderna, mas sua beleza é gótica."





Obs.: Quanto as descrições dos lugares, eu fiz uma pesquisa na internet: Gemini/Google.
Na próxima postagem, "Visão Portuguesa, uma jornada inesquecível do Algarve ao Alentejo.

Vista do avião  enquanto o piloto anunciava que estávamos sobrevoando a cadeia de montanhas 
As Dolomitas
Foi emocionante!



Um comentário:

  1. Excelente! Os Alpes são maravilhosos. Só vivendo para ter a dimensão da grandiosidade. Já coloquei Dolomitas na minha lista de lugares para conhecer.

    ResponderExcluir