Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Continuando...3 dias em Atenas... como é maravilhoso viajar!

Cada viajante tem um olhar diferenciado, eu vou relatar algumas coisas segundo minhas observações e anotações que antecederam a minha viagem como também segundo a narração dos guias turísticos, daquilo que consegui anotar, mas é bom buscarmos outras fontes de informações para checar, antes de planejar qualquer destino.
Ficamos hospedados no Hotel Titânia, excelente hotel, excelente atendimento, os gregos são muito simpáticos. O hall de entrada muito espaçoso, muita acomodação onde as pessoas ficam conectadas no wi fi, já que que nos quartos a internet é paga.
Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, é uma metrópole com ar de cidade pequena, tem 3 milhões de habitantes e 11 milhões de pessoas em todo o território da Grécia, que é habitado há mais de 3400 anos.
Do Hotel, saíamos caminhando, em torno de 12 minutos até a Praça Sintagma,uma das principais praças de Atenas, no centro de Atenas, onde está localizado o Paramento Grego, onde acontece a troca da guarda de hora em hora,muitas lojas, restaurantes...
Um pouco da gastronomia de Atenas, seguindo a recomendação do nosso guia, experimentamos o “Μουσακάς (Mussakás) ”no “ Grecos Project”, na Praça Sintagma(9,90 euros) O moussaká é considerado internacionalmente como o prato representativo da culinária grega, muito apreciado pelos turistas. A receita tradicional de moussaká é feita apenas com camadas de berinjelas utilizando carne de cordeiro, mas existem vários tipos de moussaká, provamos também um a base de abobrinhas no lugar das berinjelas.
Também comemos o gyro (γύρο - pronuncia-se ghiro), No caso do gyro, faz-se um cone com o pão pita que é um pão parecido com o pão sírio no formato, mas totalmente diferente em sabor e textura, é uma massa bem fininha e coloca-se a carne fatiada(porco, frango ou vitela) e os recheios dentro deste cone, uma maravilha!!!
Fizemos o city tour de ônibus e um mini tour de trenzinho que fica na Praça Sintagma, com duração de uma hora( apenas 6 euros por pessoa).
Acrópole que significa cidade alta (muitas fotos),duas horas ou mais de caminhada, acompanhada de um guia, ela pode ser vista de vários pontos na cidade, inclusive do restaurante “Oliver Garden” no rooftop do Titânia,(vídeo noturno).
Recomendação:Não esqueça do protetor solar, chapéu ou sombrinha, garrafa de água, lá tem fontes para reabastecer e um calçado confortável e antiderrapante,devidos as pedras escorregadias e o local exige resistência física, muitas subidas e descidas, vi um criança cair e machucar os joelhos. 
A Acrópole foi construída por volta de 450 a.C., quase 2500 anos de história.
Para visitar a Acrópole( o bilhete custa 20 euros, e dá direito a todo o complexo), um dos pontos turísticos mais visitados da Grécia, onde se encontra os templos: Parthenon, o mais imponente, Erecteion e as estátuas cariátides, que são colunas em forma de elegantes mulheres, e o templo de Athena Nike , dedicado à deusa da vitória ...Um dos maiores desafios, sol escaldante, piso muito escorregadio e filas imensas de turistas de excursões de cruzeiros marítimos.
Saímos da Acrópole caminhando, passei em frente ao Monte “Areópago”, (fotos) lugar onde pisou o primeiro cristão, o Apóstolo Paulo falando sobre o “deus desconhecido dos atenienses, ele disse:
Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,” Atos 17.22 ...
Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.” Atos 17.34
No caminho, ainda desconhecido para nós acabamos saindo na “Ágora Romana”, já no bairro de Plaka passando nas lojinhas de souvenir e ouvindo a Música Tradicional Grega - Zorba (Sirtaki) num local muito agradável, sentamos para almoçar no “Taverna Acropolis”, depois continuamos caminhando conhecendo o bairro de Plaka e as suas ruas e lojinhas maravilhosas, me deliciei com um maravilhoso sorvete de pistache, pegamos um táxi(10 euros) direto para o hotel.




Hotel Titânia

Restaurante “ Grecos Project”

Salada grega

Moussaká
Continua...
Parlamento Grego

Troca da guarda

Acrópole



Monte Areópago

Praça Sintagma








Partenon







Fontes de água para reabastecer as garrafinhas!
Pessoas no Monte Areópago(fica em frente da Acrópole)

Subida para o Areópago






Nenhum comentário:

Postar um comentário